quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Não precisamos de uma mulher para presidente

Que o slogan "é uma mulher de qualidades", utilizado para propaganda pelos apoiantes de algumas candidaturas à Presidência da República, promove uma ideia, promove.


7 comentários:

  1. Slogans, cartazes, sim senhor, tudo muito bonito. E ideias?

    Entretanto os 'debates televisivos' (claramente uma catacrese) sucedem-se...

    ResponderEliminar
  2. Querida Mirone,
    Para Presidente da República, em minha opinião, deveria promover-se uma boa pessoa. Se possível, letrada. Como para tantas outras coisas...
    Bom dia,
    Outro Ente.

    ResponderEliminar
  3. Há alguma razão para que o termo qualidades, associado a mulheres, promova a ideia que a imagem faz passar? Não percebo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Cuca, a Pirata,
      A propaganda que insiste em "precisamos de uma mulher para presidente" e consecutivamente vinca que a candidata é "uma mulher de qualidades", incute precisamente a diferença entre tratar-se de um homem ou de mulher a concorrer ao cargo, com vantagem clara para a mulher.
      Ora, sendo eu acérrimo defensor de precisarmos da melhor pessoa para o cargo, devendo estar em causa as qualidades da pessoa enquanto tal, não posso deixar de repudiar os ditos slogans.
      Aliás, tenho-os como contraproducentes e de mau-gosto. É que, alardear assim, invoca a ideia de necessidade para o exercício do cargo das qualidades/características que só uma mulher tem. Acreditando - não como questão de fé, mas como princípio de vida - na igualdade, tais "qualidades" distintivas das mulheres serão as físicas, exacerbadas nas pin up. Ou andaremos todos a varrer para baixo do tapete?
      Bom dia,
      Outro Ente.
      PS - Em bom rigor, a pergunta poderia ser «há alguma razão para precisarmos de "uma mulher para presidente" ou para que se faça propaganda com recurso ao argumento uma "mulher de qualidades"»? Não percebo.

      Eliminar
    2. Bom, está explicado.
      (A pergunta só poderia ser a que foi porque era-lhe dirigida a si e não aos responsáveis pelo slogan ... :))
      Boa noite, Outro Ente

      Eliminar