terça-feira, 7 de abril de 2015

Assim não vamos lá

Se marquei uma reunião para "ponto de situação" de determinado projeto, isso significa que pretendo reunir para analisar o estado do projeto.
Ainda gostava de saber o que dá, em alguns, para meterem na cabeça que a reunião visava prescindir dos seus serviços. Falta-me pachorra para aturar neuras.

19 comentários:

  1. Remorso? Consciência pesada? Se alguém sabe que está a fazer um mau trabalho tenderá a equacionar a hipótese de ser dispensado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mirone,
      Tem razão, mas até nem era o caso. Simplesmente "prestar contas" deixou de ser bem visto. Mudou, significativamente, a forma como as pessoas vêem estes momentos. Deixaram de ser a oportunidade para evidenciar um esforço meritório ou um bom resultado, para passarem a ser o papão. Infelizmente, a repercussão na qualidade das reuniões é muito negativa. As pessoas não preparam os factos para análise, mas a sua defesa pessoal.
      Beijos,
      Outro Ente.

      Eliminar
  2. Nos tempos que correm, compreendo que isso passe pela cabeça de muitas pessoas, mesmo que a consciência não lhes pese.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Ana,
      Preferiria que não passasse, a menos que a consciência pesasse. O temor reverencial é conceito passado. Problemático é que uma ave rara consiga contaminar a equipa.
      Mas sim, compreendo onde quer chegar.
      Beijos,
      Outro Ente.

      Eliminar
  3. Acho que se banalizaram as reuniões, é um mal geral. Reúne-se por tudo e por nada e foge-se ao assunto com a maior naturalidade. E as pessoas deixam de as levar a sério. Será isso? Pessoas contaminadas com alergia a reuniões?
    Identifico-me com essa luta, Ente, se identifico.
    Abraço e bom trabalho :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Susana,
      Não sei responder-lhe. Desconheço as reuniões que fazem entre si. Há cerca de um ano, convidei umas pessoas para dar corpo a um intento meu. Desde então, têm-me chegado documentos pertinentes. Mas, reuniões comigo não se repetiram. Penso que o problema, desta vez, é terem levado a sério demais. (Ou então são iogurtes.)
      Beijo,
      Outro Ente.

      Eliminar
  4. Outro Ente!

    É como aquilo do "temos de falar" nos casais... Até pode ser para falar das próximas férias ou do quão maravilhosa é a vida lá em casa, mas em princípio...

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida NM,
      Neste caso seria mais como "também foi bom para ti?"
      Beijos,
      Outro Ente.

      Eliminar
  5. A isso chama-se culpa. Há muito aquela ideia de que reunir para saber o ponto de situação, é reunir para arranjar um bode expiatório, porque se há a determinada altura necessidade de 'ponto de situação' é porque o projeto se encontra de alguma forma parado ou então vai seguir outro rumo.
    Reunir para falar de um projeto em andamento é de por as pessoas todas a andar, ou a tremer. Alguém vai ser o culpado. Certinho como o destino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Uva,
      desisto. Eu a pensar que todos ficariam satisfeitos com a minha cortesia, e deu no que deu. Afinal, qual a designação "moderna" para ponto de situação? "Convívio para análise de custos e resultados" resulta melhor?

      Eliminar
    2. É um email para todos a perguntar se tudo corre como planeado na última reunião.
      ;)
      Não há culpados, não há tramados, e como a cortesia/formalidade para os e-mails é de responder em 24 horas, quem estava mais atrasado pode passar a noite em claro para fazer/terminar o que deveria ter sido feito de dia e safa-se.
      ;)

      Eliminar
    3. Sou do tempo em que escrever era formal. Em que as letras tolhiam as palavras. Em que as conversas eram, incomparavelmente, mais soltas do que os textos. É provável que tenha razão, que o teclado iniba menos do que a presença, que se esqueçam que o pensamento escrito permanece. (Sou de um tempo de conversas, adaptei-me ao tempo das reuniões, não creio que venha a prescindir da imediação.)
      Obrigado,
      Outro Ente.

      Eliminar
    4. Essa das 24 horas para responder é invenção sua... começo a suspeitar que torce por outra equipa...
      Beijos.

      Eliminar
    5. Não é não! Trabalho com os Ministros, sei bem o que são formalidades. Isso e a diferença entre cordialmente, colegialmente, atentamente e atenciosamente. Hahahahahahahahahahahahaha.

      Eliminar
    6. Ena, querida Uva Passa,
      quase me faz lembrar que não sei quem é. Claro que não duvido do que diz. Mais, gosto de aprender com quem sabe. E, ademais, corro tudo com os melhores cumprimentos.
      Para si, beijos,
      Outro Ente.

      Eliminar
  6. É n saberem interpretar o conceito "ponto de situação"
    Os projectos tendem a estagnar, vão surgindo outros, há a rotina diária, as coisas q o chefe se lembra q quer pq quer, e isso é normal. Daí a importância do ponto de situação p "relembrar" o assunto (assumindo q parou mm). Mas é um dado adquirido q fica logo tudo em polvorosa.
    Eu até tenho p mim, q desde a marcação da reunião até à dita, anda tudo a lamber mails a ver quem é q ficou com a batata quente na mão, a ver se assim q entram na reunião se conseguem logo limpar "a X é q ficou de mandar os dados e até agora nada"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssima MMSI,
      O seu último parágrafo é hilariante.
      Agora que o post é old news, confidencio-lhe que marquei a dita por ter a noção de que o projeto estava a resultar bem e talvez justificasse um ajustamento.
      Boa noite,
      Outro Ente.

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Querida Pipoca Arrumadinha,
      Aconteceu assim.
      Beijo,
      Outro Ente.

      Eliminar