sexta-feira, 4 de março de 2016

Contos anacrónicos

O quotidiano tem sido indecente na interrupção da leitura, impedindo-me de avançar Em Busca do Tempo Perdido e forçando-me a adotar uma abordagem "episódica": leio o episódio da mosca a pousar; leio o episódio do candelabro a servir de pouso; leio o episódio da mosca pousada...Assim, numa "política de pequenos passos" vou desfolhando entre pausas. E, embora um parágrafo contenha, por vezes, vários contos, encontro simplicidade numa escrita sagaz onde, apesar de tudo, nada parece estar a mais.

"Como o risco de desagradar vem sobretudo da dificuldade de apreciar o que passa ou não despercebido, deveríamos ao menos, por uma questão de prudência, nunca falar de nós, porque é assunto onde podemos estar certos de que a visão dos outros e a nossa própria visão nunca concordam. (...) Para cada um de nós existe um deus especial que lhe oculta ou lhe promete a invisibilidade do seu defeito, do mesmo modo que fecha os olhos e as narinas às pessoas que não se lavam acerca da risca de sujidade que têm nas orelhas e ao cheiro a transpiração que conservam debaixo dos braços, e os convence de que podem impunemente passear uma e outro pelo mundo, porque ninguém dará por nada." (Vol. II, § em que um míope diz do outro "Ele mal pode abrir os olhos".)

6 comentários:

  1. Nunca li Proust, acho que é desta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Be,
      Se começar, sem pressa de acabar, creio que dará por si a não querer chegar ao fim.
      Beijos,
      Outro Ente.

      Eliminar
  2. Lembro-me muito bem do parágrafo que assinalou , refiro-o muitas vezes embora, como é óbvio, não textualmente.Tal como outros de "Em Busca do Tempo Perdido", é impressionante na sua sagacidade e justeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Ana,
      Ter a consciência de que me esquecerei das "saídas" magníficas que por ali pululam é a minha pena maior.
      Um beijo,
      Outro Ente.

      Eliminar
  3. O quotidiano tem sido indecente na interrupção da escrita, isso sim, Outro Ente. Isto é um protesto.
    Uma noite feliz,
    Linda Blue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Linda Blue,
      Também, também.
      Continua linda e amável.
      Boa noite,
      Outro Ente.

      Eliminar