segunda-feira, 1 de junho de 2015

Hoje é dia de

Queres jogar? Olha o meu abafador. É novo! E esta esfera?! É gigante. Vou ficar com os teus berlindes todos. Até com a leiteira que me tiraste ontem. Eu subo. Quem quer nêsperas? Estão quentes, estão. Olha que já tens nódoas das que não saem. Vamos à pista de BTT? Andei lá ontem com o Alves a fazer uns saltos bué fixes. O Rogério disse que arranjava umas tábuas para fazermos uma ponte. O spectrum é meu e quem vai jogar pac-man sou eu. Tu não sabes jogar blues e o prince of persia não é para meninas. Se mexeres no meu walkman arranco a cabeça da tua tucha. Tive de estar a enrolar a cassete com a caneta. Queixinhas. Eu não vou ver televisão, só vou ver os desenhos animados do agora escolha. Isto não é sopa de chocolate e eu não como feijão. Quero batatas fritas com ovo estrelado e carne com molho. As caricas são minhas e do avô, para jogarmos futebol na mesa do alpendre. Não vês as caras dos jogadores coladas? Eu já dou sotecos muita fortes. Sete cavalos a correr. Eu não quero esconder os dedos. Quero coma-com-pão sem pão. Aqui vai o bicho mau. Olha que faço cócegas. O rei D. Dinis está preso pelo nariz. Dá aí a bola. Ficas tu à baliza. Pronto, jogamos ao mata. És mesmo bebé. Ficas tu no meio. Altamente!

28 comentários:

  1. Já vi que tem uma irmã... conheço todas as referências excepto os sotecos, serão chutos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Be,
      Os sotecos são os carolos. Prende-se o polegar com o indicador, que "dispara" quando se larga... O gesto necessário para jogar os berlindes ou as caricas.
      Um beijo,
      Outro Ente.

      Eliminar
  2. Outro Ente,
    Não foram os meus 84 anos, e diria que nascemos exactamente na mesma época.
    Então as alusões no feminino, são-me todas familiares.
    Um dia feliz :)
    Beijos.
    LP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Linda,
      Andaremos a par e passo nos 84 vai para 70 e 30. Embora eu seja mais velho, como convém.
      Feliz dia também para si.
      Um beijo,
      Outro Ente.

      Eliminar
  3. Mania de quererem jogar ao berlinde e às caricas sem nós, meninas. Mas sempre joguei ao arco, ao prego e ao pião.
    Que seja um bom dia da criança para nós, então!

    Beijo, caríssimo Ente. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria Eu,
      Ao pião também joguei. Ainda ontem lancei um. (A sério. E já nem me lembro há quanto tempo não o fazia.)
      Bom dia para si também.
      Um beijo,
      Outro Ente.

      Eliminar
  4. Bela ideia de marketing dos homens da Regina, aquela do Coma com Pão. Espertos (alguém comeria com pão?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Xilre,
      pela sua pergunta concluo que nós não.
      Boa tarde,
      Outro Ente.

      Eliminar
  5. Muitas caricas (chamava-lhes sameiras) apanhei do chão de cafés vários, daqueles nada chiques com o chão pejado de lixo. E coma-com-pão também comia sem pão, e pão sem chocolate, ou com tulicreme. E havia amoras que se colhiam na aldeia, e o aguça que não emprestava porque era meu, e as mangueiras no quintal a servir de baloiço (valeu-me uma tareia!), e o monopólio que não gostava de jogar, e o cluedo, e o mastermind, e tantas outras brincadeiras que foram interrompidas de abrupto, que a vida tem destas coisas. Boa noite, Ente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lady Kina,
      Houve uma altura em deixei de brincar. Nada aconteceu, para além da minha pretensão em ser crescido. Depois deixei-me de tretas. E a batalha naval? E o três em linha? Estou convencido de que poderemos retomar as brincadeiras sempre que quisermos. Mesmo as abruptamente interrompidas. Especialmente essas, que não jogámos até ao fim. Se algum dia quiser adversário, conte comigo. Aviso-a de que o meu cavalheirismo não vai ao ponto de me deixar derrotar. (Há que tempos não lembrava o tuli-tuli-é-tuli-tuli-creme).
      Noite feliz,
      Outro Ente.

      Eliminar
  6. Brinquei a tudo isso, excepto caricas. Pelo caminho fizemos (os primos) um clube de detectives, um parque de diversões, um jornal, uma banda. Belos tempos, aqueles em que as férias grandes eram efectivamente férias grandes.
    (nunca comi coma com pão, mas ainda está por reinventar um sabor que se assemelha ainda que de longe ao tulicreme de avelã - há tempos provei o que existe com um mesmo nome e era completamente diferente)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mirone,
      Fizeram um jornal? E uma banda? Ainda é mais prendada do que eu julgava. E olhe que, medindo pelo coelhote e sua fatiota, já a julgava "menina bem". (Não gostava nada do de avelã. Só a cor...)
      Boa tarde,
      Outro Ente.

      Eliminar
    2. O jornal tinha uma tiragem fabulosa, uns 20 números (que as mães fotocopiavam a expensas suas, evidentemente) que vendáamos aos familiares por 25 escudos ( o avô e avó compravam cada um um número a cada neto, na altura ficavam com 12 exemplares lá em casa). Depois comprávamos gelados na praia.

      Eliminar
    3. O jornal foi no verão do México 86, tinha uma secção de desporto muito preenchida.

      Eliminar
    4. Ainda jogava a Alemanha Ocidental e as gorila custavam 5 escudos...

      Eliminar
  7. E brincar ao Espaço 1999!? - Se calhar é "muito atrás" mas que na altura estava ainda a "anos luz" de tão à frente. Brinquei tantas vezes! :)
    [e é por estas que se vê como o tempo passa tão rápido por nós...]

    Isto está muito melancólico. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Té,
      Eu sou o comandante John Koenig. Quer ser o piloto?
      Um beijo,
      Outro Ente.

      Eliminar
    2. Hoje sou eu. Não. Já foste. Não podes ser sempre tu. Hoje a Dra. Russell sou eu. - Ainda bem que entretanto apareceu a Maya. :)

      Holanda (de todos a primeira) - Itália - Inglaterra - Antiga Jugóslavia - USA. Como era bom praticar Inglês.
      Maravilhoso mundo, este, não!? :)

      Eliminar
    3. Claro, as meninas não sabem conduzir, poderiam lá ser o piloto...
      Brinco.

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Minha querida Filipa Brás,
      Naquele tempo não havia emails. Mas tinha penfriends. Uma Paloma espanhola e outra Dorothea muslim. A Paloma era um pouco gorda, mas fazia-me rir. A Dorte enviava-me fotografias... vou imediatamente ver o que me mandou a Filipa.
      Até já,
      Outro Ente.

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Caro Pipoco Mais Salgado,
      Agradeço-lhe a gentileza.
      Cumprimentos,
      Outro Ente.

      Eliminar
  10. E eu que pensava que quem escrevia aqui nos blog era muito mais novo que eu. Ou os gaps geracionais são agora mais evidentes? Talvez no dia em os pc caseiros deixaram de usar cassetes e passaram a ter Intel inside tenha ficado tudo demasiado rápido. O meu filho não se entusiasma com os Cinco e nem sabe o que é jogar à carica ( na verdade tem pouco contacto com caricas que devem estar em extinção), mas lê livros com dragões e vai para campos de férias sem net para desligar do virtual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida MGP,
      Aqui nos blogs conhecemos os latinos que, sábios, ensinavam "quod abundat non nocet", numa espécie de quanto mais velho melhor. Talvez o seu filho goste de Christopher Paolini. Eu li o Eragon com prazer. (Entretanto, se precisar de um provador, voluntario-me para o cargo.)
      Um beijo,
      Outro Ente.

      Eliminar
    2. Meu Caro Ente
      O meu filho leu todos os livros da saga, que creio serem 4, várias vezes. Desespera por outros ( aceito sugestões...) entretanto leu os Mago e seguintes. É por isso que não me preocupo muito pela sua falta de gosto nos Cinco.
      Teria todo o gosto em tê-lo como provador, ou melhor como comensal que me parece coisa de mais substância , mas imagino que o seu gosto se satisfaça mais num Wolseley ou num Benoit.

      Eliminar
    3. Satisfaço-me com coisas diferentes e gosto de cada uma no seu lugar. Há não muito tempo, fui com uma boa amiga que expunha na galeria do Chelsea College of Art, ao Wolseley, que não me encheu as medidas. Ao Benoit fui algumas vezes com meu pai, há muito tempo. Do Ducasse só conheço o Jules Verne, onde fui há uns 7 ou 8 anos e o menos importante foi a comida. Sugestões, para quem gosta de dragões? Júlio Verne. Para rapazes com 10 a 12 anos? Mark Twain.

      Eliminar
    4. Compreendo-o perfeitamente um gosto ecléctico é a melhor forma de evitar uma vida maçadora.
      Agradeço as sugestões. Curiosamente Julio Verne não o encanta, gostou de Mark Twain, Daniel Defoe e Charles Dickens (ficou-se pelo Oliver Twist mas já me dou por contente). Na Feira do Livro faremos mais prospecção.

      Eliminar