sexta-feira, 5 de junho de 2015

A espada de Dâmocles

Escorreu-nos a vida por detrás da vidraça. Resguardámo-nos na profunda inutilidade dos conselhos para que nada ousasse perturbar-nos em espera. Esforcei-me por falar com meias palavras em tom normal, sobressaltei-me sem exclamações, permaneci sem saber se deveria interferir ou afastar-me.
Acordámos hoje das horríveis visões da espera. É madrugada e não morri no pesadelo que me asfixiava o sono. Não sei se inspirei ou se expirei. Apenas respirei. De novo. Profundamente. Com as entranhas. Senti o ar pesar-me no fundo dos pulmões, preenchendo-me os alvéolos mirrados de esperar. Leve, flutuei. (Sabes, às vezes sonho que voo nadando bruços varanda fora.) Reencontro os meus pensamentos. Ingenuamente concluis que a vida é menos cruel do que a imaginação e descartas a morte. Não te respondo. Sou incapaz de descrever o descalabro de não ver os teus olhos nos livros por escrever ou de não ouvir a tua voz nas discussões por nascer. Harmonia. (Passei a sonhar com acidentes.)
Propagou-se um sopro como vento que me varreu do avesso. Corri a tarde ensolarada e encontrei-a oblíqua, a poente, com méritos estéticos dos olhos de quem regressa a casa. Eu bem te disse. Hoje é dia de champanhe. Amanhã também. 

15 comentários:

  1. Li agora este post e tive vontade de comentar o que li, tocou-me, o engraçado é que não percebi nada do que li e portanto nem sequer percebo porque me tocou. Costuma dizer-se que só podemos gostar daquilo que percebemos. Sei o que representa a espada de Dâmocles, o resto do texto, parecem-me coisas lá do autor, daquelas que deixam assim uma pessoa com vontade de limpar muito bem os pés no tapete à entrada do post, antes de entrar, para não sujar nada. Espero não despertar nenhum sentimento de danação no autor, por ter tido esta vontade de dizer-lhe que, embora não tenha percebido nada, gostei muito disto que li, que é o mesmo que dizer que gostei sem razão nenhuma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez não precisem certas palavras, quando juntas, de "razão nenhuma" para nos emocionar. Talvez formem um conjunto harmonioso, musical, que vale por si. Curiosamente também li este texto várias vezes, porque soa e dispõe bem, porque é bonito, e porque está lá o sentido. Não ia deixar comentário mas tomei a liberdade de embalar-me no seu, Cláudia.
      Por mais racional que me obrigue a minha razão a ser, continuo a preferir o que ela desconhece e eu não procuro entender. Bom fim de semana para ambos os entes.

      Eliminar
    2. Queridas Cláudia e Lady Kina,
      Agradeço os comentários de ambas. Perdoar-me-ão que não adiante a razão de ser do texto. Não fui intencionalmente críptico neste post que me é tão significante.
      Bom fim de semana,
      Outro Ente.

      Eliminar
  2. Também se pode gostar daquilo que não se entende...Gostei, sem entender. É bonito e toca. [faço minhas as palavras de Lady Kina - também li mais que uma vez o texto - que disse tudo].
    Votos de excelente fim-de-semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Té,
      Que bom ter gostado.
      Agradeço e retribuo os votos de um bom fim de semana.
      Um beijo,
      Outro Ente.

      Eliminar
  3. Celebremos a vida, sim! A morte está sempre ali, ao virar da esquina, e nós somos tão displicentes nessa celebração do que temos de bom... (eu sei)

    Beijos, caríssimo Ente. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria Eu,
      Preferia não saber. Preferia que não soubesse. Dois dias depois e tudo é novamente garantido.
      Um beijo,
      Outro Ente.

      Eliminar
  4. Ainda bem que essa espada não caiu sobre nenhum pescoço. São essas coisas que nós fazem perceber a insignificância das demais. Moet & Chandon nisso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, querida Cuca, a Pirata.
      Boa tarde,
      Outro Ente.

      Eliminar
  5. Lembro-me de, aqui há umas semanas, lhe ter desejado que corresse tudo bem.
    Seja o que for que isto signifique, deixe-me que lhe diga o que sempre me vem à alma, de cada vez que pude respirar de alívio nesta vida: Deus é grande (e não há-de permitir, acrescento eu).
    Beijos, Outro Ente.
    LP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cara Linda é mais do que uma cara linda e fez a ligação dos posts. Muito obrigado. Foi sufocante.
      Um beijo,
      Outro Ente.

      Eliminar
    2. São sinais que a vida me dá, aos quais sou sensível, porque já por lá passei. Só isso.
      Beijo, com alegria sincera.
      LP.

      Eliminar