sábado, 16 de maio de 2015

O romance de Ursa

Ursa, ansiando a fusão com Platão que expulso se afastara da caverna, voava como quem nada, sem saber se descia ou se subia, por entre o firmamento coado pela palavra espalhada, em direção à mesa decadente, que sem sobrevoar flutuava, onde a esperava Alice servindo o chá preto à viúva negra  e para si guardando a efervescência do champagne, que descendo ao centro subia à aura que respaldava o pensamento, impedindo-o de se ir borbulhando, até por fim seguir pelo estreito da alma ascendente que nunca ninguém vira, na esperança de também a ela nunca mais se ver. O que seria, evidentemente, uma perda demoníaca naquele vazio sem sal.
Apesar do temperamento encantador e terno, Ursa via como levianos e intranscendentes os diálogos mantidos com Platão, que aos demais cintilavam como carícias loucas, esgotantes da ignorância, e aos quais não sucumbiriam.
Beatífica,  com um espírito torturado, aturdida pelo feitiço do toque da claridade que sempre acordava o ardente desejo nascido de uma agitação longínqua e que se fazia momentaneamente presente, assolando subitamente, Ursa lamentou ser uma dessas estrelas que vivem nas bocas da multidão, mas nunca se viram refletidas no desejo de um homem.

(Haverá 2ª parte.)  

4 comentários:

  1. A desgraça dela, dizem, que eu cá não sou de intrigas, foi a de se ter visto reflectida no desejo de um Deus grego e logo que Deus grego, ora pois que a legítima do senhor Deus não gostou e como é hábito, até com os deuses as coisas se passavam assim, em vez de ir tirar satisfações junto do cônjuge, vai de transformar a pobre rapariga em Ursa, mesmo assim é a maior!. Não sabia era dessas ânsias de fusão com Platão, não será boato?

    ResponderEliminar
  2. Querida Cláudia,
    Desconheço se está Ursa é maior ou menor. Achei-a grandemente pequena. Diria mesmo minúscula. Mais ou menos mínima. E, já se sabe, de minimis non curat praetor.
    Um beijo,
    Outro Ente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falamos de coisas completamente diferentes, claro, eu falava da constelação. Hoje só me apetecem histórias de encantar.
      Boa noite, Outro Ente.

      Eliminar
    2. Falamos da mesma coisa. Encantam-me as nossas desconversas. Posso sugerir-lhe o suave milagre?
      Noite feliz querida Cláudia.

      Eliminar