domingo, 17 de maio de 2015

Da mulher no casamento

No Essay VIII - Of marriage and single life, Bacon revela o papel das mulheres no casamento: "wives are young men's mistresses; companion's for middle age; and old men's nurses".
O papel dos homens, neste contexto, não é objeto de referência.

8 comentários:

  1. O homem é, porém, objecto central à volta do qual existem mulheres. Elas servem, apenas, de "satélites" (amantes dos jovens, companheiras dos de meia-idade e enfermeiras dos velhos).

    Boa noite, caro Ente, e um beijo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Maria Eu.
      O tolo! Não sabia nada de homens. Quanto mais avanço, mais duvido que soubesse alguma coisa até de finanças.
      Releve-me o atraso na resposta.
      Um beijo,
      Outro Ente.

      Eliminar
  2. Ontem, entretida com o post antes deste, não contei aqui, uma conversa que ouvi. Num café, um amigo perguntava ao outro, se estando ele viúvo há algum tempo, não sentia falta de ter uma mulher em casa, ao que ele respondeu, que tinha uma empregada que fazia a limpeza que era uma maravilha e quando saía, já lhe deixava comida pronta para uns dias e a roupa toda arranjada, para que precisava ele de uma mulher em casa...
    Boa tarde, Outro Ente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Cláudia,
      Julgava que este seria o tipo de post que lhe causava urticária... Sim, minha menina, não duvide que os homens que dizem que o lugar das mulheres é na cozinha, são os que não sabem o que fazer no quarto.
      Bom dia,
      Outro Ente.

      Eliminar
    2. Não, Outro Ente, nenhuma "urticária". Se já me leu alguma "urticária" sobre este tipo de temas, é relativamente à impossibilidade de optar, ou aos encaminhamentos disfarçados de opção, de resto, cada um sabe de si e algumas mulheres até nem se importam nada, com aquilo que outras acham que é estar a transformá-las em objetos.
      Correndo o risco de me chamar lírica, sou pelo amor. Bacon perguntaria o que tinha o casamento a ver com amor, ou diria que uma coisa e outra seriam pura coincidência e naquele tempo, era mesmo assim ( e hoje em dia, em muitos casos, também).
      O casamento visto como uma coisa prática, como uma forma conveniente de organização social, "coisifica" as pessoas, acho que só o amor as "descoisifica", e é o amor que costuma saber o que fazer no quarto.
      Boa tarde, Outro Ente.

      Eliminar
    3. Na verdade, diz qualquer coisa do género: "evitai sucumbir ao amor".

      Eliminar
    4. Pois, está a ver, Bacon era previsível. O amor desarruma e depois?, o que fazer àquela frase, ainda em pleno uso, já está arrumada/o?

      Eliminar
    5. Se está arrumada é melhor não tocar, sob pena de desafinar.

      Eliminar