quinta-feira, 23 de abril de 2015

Quem escreve assim?

«Amor! No campo, pelo menos, não se tem medo de chamar as coisas pelos nomes: dizem que um animal está com o cio... Mas, para nós, seria muito simples; e seria humilhante! É preciso sublimar! É preciso dizer, revirando o branco dos olhos: "Nós amamo-nos!... Amo-a!... O a-mor!!!" O coração, já se sabe, é monopólio deles, dos apaixonados! Eu, sou um "coração seco", está visto!... E, naturalmente: "Tu não podes compreender!"
O eterno estribilho! A vaidosa necessidade de serem incompreendidos! Isso engrandece-os a seus próprios olhos! Como os alienados! Exactamente como os alienados: não há um louco que não se gabe de ser incompreendido!»

9 comentários:

  1. Não sei quem escreve, mas tem alguma razão. Há muito por aí quem confunda cio com paixão. Aquela coisa do to be in lust or to be in love.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Cuca,
      O cio e a paixão confundem-se. E é uma confusão desprendida da razão. Um não saber onde um acaba e outra começa, ou mesmo se é possível a autonomia.
      Beijos,
      Outro Ente.

      Eliminar
  2. Por acaso, - que o acaso e eu nos damos assim bastante bem, - havia já notado que anda por aí muita primavera, oh se anda. Se calhar é só cio, ímpetos que rimam a um tempo com fonas e milhões, que também ocorre nas cidades. Quem escreve assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lady Kina,
      Não vejo o cio com desamor. Nem o Amor. (Nope, não era essa a palavra, era mais machos de tartarugas aos milhões).
      Quem me dera saber.
      Bom dia,
      Outro Ente.

      Eliminar
  3. Não sei se porque já li as frases dezenas de vezes, se porque já as li anteriormente, parecem-me velhas conhecidas. É vital (!) saber quem o autor. Por favor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida G.,
      Tinha esperança de que me pudesse ajudar a descobrir. É precisamente essa sensação de imperioso que tenho por cumprir. Se entretanto descobrir, por obséquio, esclareça-me. Farei o mesmo.
      Bom dia,
      Outro Ente.

      Eliminar
    2. Lembrei-me do Machado de Assim, nas Memórias Póstumas, quando o pai do Brás, cansado das suas aventuras, lhe puxa as orelhas. Mas já corri o livro e NADA.

      Abraço.

      Eliminar
    3. *de Machado de Assis, que, embora da mesma geração, não nos chegámos a conhecer :)

      Eliminar
    4. Querida G.,
      Também folheei alguns livros em vão. Tinha esperança de o encontrar em Os Thibault. Mas não vou reler tudo. Enfim, se por acaso surgir, tanto melhor.
      Boa tarde,
      Outro Ente.

      Eliminar