Nas voltas da minha vida, também passo muito nas Avenidas*. E, com este sol a assomar, vêem-se abundantes duos ou trios de pessoas, de pé, conversando.
Assombram os homens que se agacham para falar. (E não estou a falar da Índia.)
*Desde miúdo que decoro escritos, sem fazer por isso. Daí que, muitas vezes, não recorde de onde vem determinada expressão (mas sei que não a criei, calma). O que me dá uma trabalheira, quando a quero identificar.
Isto, para dizer que a 1ª frase é retirada de um texto, que começa com qualquer coisa como "nas voltas da minha vida, eu vou muito à avenida e vejo sempre sentados, deprimidos, definhados, dois velhinhos muito tristes..." No mesmo livro, havia também um outro texto, que falava na cidade do penteado, onde "as casas para variar têm cabelo e não telhado" e "coisa levada da breca, a casa da minha tia, tem o telhado careca". Não consigo identificar os autores. Lembro-me apenas do baloiço da vida.
"A cidade do penteado" é uma música de José Barata Moura. Num impulso nostágico comprei há uns anos uma compilação de 4 CDs de músicas infantis do filósofo.
ResponderEliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=zvde7f-0KQE
Muito obrigado, Mirone.
ResponderEliminarEna, as viagens que as músicas do fungagá animaram... apesar de as sabermos de cor, ríamos sempre com o gaitinhas e a d. maçã raineta com bicho, e ficávamos sérios com o cão apenas cão.
Não sabia que existem 4 cd's. Só tínhamos 1 cassete. (Fiquei com curiosidade em ouvir "a cidade do penteado" musicada. Vou pesquisar no tutubo.)
Beijos,
Outro Ente.
Está aí o link, no meu comentário. Comprei a colectânea de 4 CDs, num livrinho de capa dura, na Fnac. Esta:
Eliminarhttp://www.fnac.pt/Jose-Barata-Moura-Obra-Infantil-Completa-de-Jose-Barata-Moura-Edicao-Especial-LIVRO-4CD-sem-especificar/a23889
No carro do meu pai também se ouvia e cantava JBM nas viagens.
Querida Mirone,
ResponderEliminarRepetidamente lhe agradeço.
Boa tarde,
Outro Ente.