terça-feira, 27 de junho de 2017

O enigma dos blogs

Sento-me a ler os blogs da minha esplanada e dou por mim a adivinhar desconhecidos.
Reconheço o ornitólogo pelo café frio que trina, o senhor da agência funerária pelos textos monocórdicos, o contabilista pelos posts curtos, o bancário pela prosa preocupada e o banqueiro pelos temas gaiteiros. Os professores são ainda mais fáceis de distinguir: no seu estendal cabem alunos e avaliações e pouco mais. Os informáticos adoptam o casual friday e o acordo ortográfico abreviado. Os cientistas calçam um sapato castanho e outro roxo. Os arquitetos têm um blog polido e os médicos, um limpinho. Os engenheiros costumam comentar-se, tratando-se mutuamente por "sr. eng.", apesar de se conhecerem desde o bibe amarelo. Os srs. drs. escolhem palavras caras sobre as últimas leituras e os políticos beijam bochechas "à" anos.

 Porém, nesta esplanada, o que me atrai não é tirar a pinta pela carga de quem escreve. O que verdadeiramente me agrada é adivinhar almas...
O que haverá na gaveta da mesa de cabeceira da mãe extremosa? O que faz miss b. à noite? Quanto é preciso provocar a dama para sentir a sua garra? Com que sonha a b.? O que dirá o papelito quase desfeito que madame guarda no seu bloco de notas? Porque precisará o s. de capas falsas para o livro que lê no metro? O que levará y. a desperdiçar desejos? A aprumada muda os lençóis após uma noite? O k. guarda os bilhetes depois de os alardear? O que levou a doce a entrar no autocarro errado, esta manhã? A senhorita está nisto para o engate ou pelas receitas caseiras? O que tira o sono à dona do gato? A que saberá o beijo da pirata?

8 comentários:

  1. O beijo da Pirata sabe a sal, essa agora!

    ResponderEliminar
  2. Certa vez fiz uma colagem com fotografias, de anos diversos, da minha filha à época com cinco anos e postei no blogue com a seguinte frase "O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem" e logo virou um enigma! com questões em comentário, assim;
    "é a Té que faz anos? pensei que já tinha celebrado o seu aniversário em ..."
    Numa das fotos da colagem a minha filha aparecia acompanhada por um adulto, familiar pois com certeza, não era nenhum desconhecido (só era desconhecido para quem está de fora a ler o blogue) e o comentário continua, assim; "não conheço a pessoa...mas desejo-lhe um feliz aniversário". Juro que isto para além de me dar uma certa vontade de rir deu-me também um certo nojo -- há pessoas que gostam de escarafunchar a vida alheia, e depois como não sabem inventam e ficcionam imenso e até algumas delas escrevem sobre isso, a vida alheia - inventada, nos seus próprios blogues.
    E pronto, é isto!
    Bom dia, Outro Ente.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, Outro Ente.

    Relativamente à primeira parte deste intrincado enigma, ainda consegui desvendar a identidade (coisa irrelevante, eu sei) de alguns desses blogs. Ou melhor, dos seus autores, o que vai dar ao mesmo. Embora me pareça que inventou um bocadinho, nessa coisa da descrição acerca de como e porque os identificou.

    Já a segunda parte, prefiro pensar que não chegou a conclusão alguma, nessa demanda de adivinhar-lhes a alma. E ainda bem.
    Tenho (quase) a certeza de que todos preferem deixar-se ficar com esse véu misterioso que lhes cobre a bendita alma. E o senhor, caro Outro Ente? Não crê que há no mistério da incógnita uma maior atracção?
    Tenho a certeza que sim...

    Um abraço e um bom dia, Outro Ente.

    [ ah...também tem uma esplanada? Que óptimo.]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolas! Por favor, faça de conta que não reparou ali no pleonasmo, está bem?
      Obrigada.

      Eliminar
  4. Como aquilo que mais aprecio nos enigmas é precisamente o desconhecido, e como se me embotou a imaginação, e como achei graça às questões, responderia assim, se me perguntasse:

    1. Txi, o que para ali vai na primeira, lenços de pano que não uso e cremes de mãos em fim de prazo,- que tenho ideias muito boas mas a preguiça é maior ainda-, ainda lá devem andar umas cartas que me escreveu uma menina pequena que por esta altura já deve ter casado, e um livro que uma amiga me ofereceu para aí há 20 anos, com jeito enigmático, de autor desconhecido, e que eu nunca li, e às tantas, que a coisa só poderia piorar, encontro por lá algumas cuecas rotas que ainda não foram para o lixo...;

    2. Bebo vinho, fumo cigarros e ponho as conversas em dia;

    3. Provavelmente muito;

    4. Por norma pesadelos;

    5. Trago no porta moedas uma foto quase desfeita do meu pai com uns 3 ou 4 anos, que era dele e que ele sempre transportava no porta moedas dele, a única, pelo que eu costumava pensar tratar-se de uma metáfora perfeita para ilustrar certos aspectos da sua personalidade;

    6. Se lesse livros no metro, é possível que andassem tapados, por pudor, naturalmente;

    7. ??

    8. Mudo uma vez por semana, às vezes depois de uma noite, ou até de uma tarde.

    9. Já não guardo nada.

    10. Acho que nunca me aconteceu.

    11. Entrei nisto pelo engate e já me safei;

    12. Dormir demais;

    13. Credo, que nojo, eu heim?!!!!!!



    (e agora, Outro Ente, adivinhe-me lá a alma, se fizer o favor)

    ResponderEliminar
  5. o beijo da pirata sabe aos sete mares e aos quatro ventos.

    ResponderEliminar
  6. O melhor de tudo são mesmo as perguntas, gostei muito delas e também as faço tal qual, excepção "a que sabe o beijo da pirata":)
    ~CC~

    ResponderEliminar
  7. Alguns mistérios nunca se desvendarão. :)

    ResponderEliminar