quarta-feira, 4 de maio de 2016

De Demócrito a Sileno, o riso e a moral. (com um título destes, o post só pode ser uma anedota)

Um dia, o pai chamou os seus três filhos e manifestou-lhes a sua última vontade: "Estou velho e a minha morte aproxima-se. Desejo que, no dia do meu funeral, 15.000,00€ me acompanhem dentro do caixão quando eu descer à terra."
Algum tempo depois, o pai morre e os três filhos acorrem ao funeral.
Estava o caixão prestes a ser fechado, quando o filho médico se aproximou, contou 5.000,00€ enquanto pensava no relógio  que ainda ontem lhe luzira o olho, e depositou as notas dentro do caixão, dizendo: "Cumpra-se a tua vontade".
De seguida, o filho engenheiro aproximou-se, contou 5.000,00€ enquanto pensava na viagem que poderia ter feito com aquele dinheiro, e depositou as notas dentro do caixão, dizendo: "Faça-se como pediste".
Por fim, o filho advogado aproximou-se, preencheu um cheque de 15.000,00€ e depositou-o dentro do caixão enquanto retirava de lá os dois maços de notas, dizendo: "Assim seja. Respeite-se a tua última vontade".


6 comentários:

  1. Um advogado corrupto...Ups! Desculpe o pleonasmo :)

    ResponderEliminar
  2. Bem, ele realmente não disse que tinha de ser em numerário...

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dos princípios basilares da exegese reside na interpretação hábil...

      Eliminar
  3. Acho que não gostei muito deste post....
    :)

    ResponderEliminar
  4. Ora, um simples ato de inteligência.
    :)

    ResponderEliminar