quarta-feira, 16 de março de 2016

Outro Ente cozinha

D. H. está de férias, retemperando forças antes da Páscoa. Apesar de estarmos na última semana de aulas, filhos ainda têm testes marcados para amanhã - o que deveria ser proibido, se querem saber a minha opinião -, pelo que sair para jantar está fora de questão. Assim, hoje, quem cozinha o jantar é o pai.
Este pai, homem prevenido, decidiu grelhar bifes de vaca e fritar batatas, assegurando unânime aprovação com um grau de dificuldade (quase) nulo. E, vai daí, ontem à noite, abriu o congelador em busca das embalagens de bifes que D. H. certamente ali teria deixado. Apesar de parcos conhecimentos culinários, Outro Ente sabe muito bem que a carne de vaca é a mais escura, pelo que não havia como errar. Retirando a embalagem, estranhou-lhe o volume e o peso. (Porque teria a D. H. feito uma embalagem de bifes tão grande? Que coisa monstruosa. Devem estar aqui bifes para um batalhão. Epá, se calhar os miúdos comem mais do que penso.) Diligente, Outro Ente colocou os bifes na parte de baixo do frigorífico, para que descongelassem durante a noite. Mas, a verdade é que Outro Ente andava intrigado com tanto bife. E, após o almoço, aproveitou para ir ver como estava a carne. Agora, descongelada, mais maleável, já dava para ver que não havia ali nenhum exagero de bifes. Apenas uma lebre...

12 comentários:

  1. A quem nunca aconteceu tal, que atire a primeira pedra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Ana,
      Fala a sério? E deverei sentir-me melhor, já que estou em boa companhia? Ou sentir-me defraudado, uma vez que com o mal dos outros...
      Um beijo,
      Outro Ente.

      Eliminar
  2. Tirar os bifes de véspera e deixá-los a descongelar no frigorífico é coisa de muitíssimo valor, lhe garanto.
    Lebre grelhada também é bem boa. Marine-a com um bom vinho brAnco, basta um copo pequeno, alho picado grosseiramente e alecrim (ou tomilho limão). Umas pedras de sal quando estiver a grelhar et voilá.

    (Estou mesmo a falar a sério, raramente me lembro de deixar a carne a descongelar. Vale-me um talho à porta.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mirone,
      Demonstrados que estão os meus dotes culinários de "muitíssimo valor" - obrigado! - vou aproveitar os seus e aceitar a sugestão, com alguns retoques: grelhá-la com as pedras de sal.
      Grato,
      Outro Ente.

      Eliminar
  3. Ahahahhaahahahahahahahahhahaahhahhahaahahahhahhahahahahahahahahhaahhahahahhahahahahahahaahahahah
    Vá lá... não terem saído umas iscas é uma sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doce Palmier,
      O seu sentido de humor é reconfortante.
      Bom dia,
      Outro Ente.

      Eliminar
  4. Eu tal como a Palmier, estava a pensar nas iscas. Já vi que o consola saber que as mulheres também falham na cozinha, eu falho, à grande por vezes. E também nunca me lembro de tirar nada do congelador no dia anterior.
    A lebre acompanha bem com as batatas fritas mas se tiver miúdos (da lebre...) fazem um arroz fantástico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Be,
      Bem pelo contrário, o que me consola é o cozinhado por quem acerta na cozinha. (Eu ia falar nas mulheres na cozinha, mas acho melhor não me meter por aí.)
      Bom dia,
      Outro Ente.

      Eliminar
  5. Uma lebre com batatinha frita, ui ui, bem bom. E a cabeça, o que faz com a cabeça caro chef?

    ResponderEliminar
  6. Lá se foi a unânime aprovação...

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o grau de dificuldade? Passou de nulo a "em ebulição".
      Abraço,
      Outro Ente.

      Eliminar