sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Ensaio fora-de-horas

Comecei a usar agenda quando comecei a precisar de a usar. Estávamos quase na Páscoa daquele ano. Lembro-me de estar sozinho quando comprei a minha primeira agenda e do que me custou comprá-la. Foi como se, com aquele ato, abdicasse de uma parte de mim; como se abrisse mão de parte importante da minha liberdade; como se assumisse um compromisso que nada tinha a ver com as obrigações ali apontadas; como se dissesse aos outros que não ia a lado nenhum e que, portanto, podiam contar comigo. Na altura, com a idade, os ideais, o ritmo de vida e as solicitações que eu tinha, foi como se tivesse sido preso por mão própria. Depois disso, a agenda ainda andou uns tempos no lugar do morto, embrulhada, até que me resolvi a levá-la para os escritórios e a colocá-la sobre a minha secretária.
No dia em que a abri para inaugurar os agendamentos, encontrei a frase de Saramago escrita na página de rosto, em caligrafia do pai e a tinta permanente: "Não tenhamos pressa mas não percamos tempo". 

Desde então, todos os anos escrevo uma frase na página de rosto da agenda que nunca mais deixei de usar. Às vezes, só encontro a frase certa quando o ano vai a mais de meio. Outras vezes, em dezembro já sei como inaugurar janeiro. A agenda de 2015 abre com Goethe "O que passou, passou, mas o que passou luzindo, resplandecerá para sempre". A Agenda de 2016 ainda só tem apontadas as obrigações.

7 comentários:

  1. A minha, para este ano, seria "O que passou, passou?" de Paulo Leminski.

    A ideia é adorável :)

    ResponderEliminar
  2. Querida Miss Smile,
    Nesse caso, a do ano passado poderia ter sido"que sera, sera?".
    Bom fim de semana,
    Outro Ente.

    ResponderEliminar
  3. Nunca consegui usar agenda, fico sempre com a sensação que por desleixo ou falta de tempo lhe fico a dever coisas, nomeadamente o seu uso e devido preenchimento.

    No entanto, sendo bastante dado a pensamentos e a frases que me ocorrem, resistindo a pura e simplesmente inseri-los no telemóvel, acabo não raras vezes por descobrir meses mais tarde facturas, contas, recibos e talões de multibanco com prosa que já não me lembro bem porque razão a fui colocar ali :)

    ResponderEliminar
  4. A ideia é muito boa mesmo :)
    Agora fiquei a pensar que frase escolheria eu para escrever na Agenda que teimei em ainda não comprar para este ano...
    Bom fim de semana, Outro Ente

    ResponderEliminar
  5. Agenda, tinta permanente e uma frase inspiradora. Um luxo verdadeiro.
    Bom fim de semana, Outro Ente.

    ResponderEliminar
  6. Ainda não tenho a minha. Encomendei-a um pouco tarde e esta é personalizada e aqui e ali com aguarelas da autora. Perguntou-me se podia escolher uma frase que de alguma forma acha que tem a ver com a pessoa. A ver vamos, aguardo pacientemente mas confesso com alguma expectativa.
    Bom fim de semana, caro Outro Ente.

    ResponderEliminar
  7. Que ideia tão bonita. Não me vou esquecer, e embora o Outro Ente tenha um blog e não um programa de discos pedidos, eu hei de cá vir um dia, mesmo a despropósito, perguntar-lhe qual foi a frase escolhida para este ano.
    Até amanhã, Outro Ente.

    ResponderEliminar