segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Angústias

Não foi quando, no seu sotaque brasileiro, me elucidou como o "português do Portugal" era impreciso: onde já se viu falar em "desvitalização"? É tratamento de canais. Afinal, esse tratamento pode ser feito em dente morto. Alguém vai desvitalizar o que já 'tá morto? Nem quando dissertou sobre a bobagem que é dizer "chumbar dente". Só em português do Portugal. Gente, ninguém põe chumbo no dente, não. Foi quando, no meu português, me avisou: vamos ter que entrar sem anestesia...

10 comentários:

  1. Pois, os meus também nunca chumbaram. Têm-me acompanhado ao longo destes anos todos e já lá vão alguns. Já "entrar em anestesia", como se entrasse noutra dimensão, poderia, por vezes, ser-me conveniente neste nosso mundo às avessas.

    Um dia feliz, querido Outro Ente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Miss Smile,
      Desta feita, quem ficou a falar com sotaque fui eu.
      Um beijo,
      Outro Ente.

      Eliminar
  2. Caraca! Isso não é legal!
    Eu tive de tirar um siso há uns anos e descobri as "alegrias" dos dentes anquilosados. Pensava eu que era uma expressão lá do outro lado do oceano sinónima de extracção simples. Não podia estar mais enganada. Diz-se anquilosado o dente que se colou/fundiu â mandíbula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não, Mirone, não é. Tal como não o é passar um fim de semana longe de casa com dor de dentes em crescendo. Acho que o termo foi calcificado. Há ignorâncias que agradeço e assuntos sobre os quais prefiro nunca ser elucidado.
      Um beijo,
      Outro Ente.

      Eliminar
    2. Beijinho de mãe tem poderes curativos. Sei que só funciona com os próprios filhos e em situações muito específicas, mas pode ser que seja a excepção que confirma a regra. Deixo-lhe um beijinho de rápidas melhoras.

      Eliminar
  3. Tudo o que diz respeito a essa cadeira específica do ramo da medicina , deixa-me muito inquieta. E depois, é daquelas situações em que, apesar de estarmos de boca aberta, não nos dão oportunidade de dizer nada. Tirania pura.
    As melhoras, Outro Ente.
    Um beijinho,
    Mia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mia,
      Eu teria muito pouco a dizer... Por outro lado, ensinou-me a linguagem gestual "se doer muito, levanta a mão".
      Bom dia,
      Outro Ente.

      Eliminar
  4. Para aquelas dores que nos deixam completamente malucos, clonix.
    Está melhor?
    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Té,
      Sou fervoroso adepto do epicurismo.
      Estou bem, obrigado.
      Um beijo,
      Outro Ente.

      Eliminar