segunda-feira, 25 de maio de 2015

Ente dá o pontapé de saída no comentário ao fato

O fato é preto. Mesmo quando não é smoking. Grilos, este ano, nem vê-los. As calças são vestidas e não descaídas, nem tão curtas que sirvam para atravessar cheias nem tão compridas que arrastem, devendo o vinco de trás tocar no tacão e o da frente ser 1cm mais curto, para não enfolar sobre o pé.  (Que deu a alguns para não cumprirem o comprimento?) Não deixes que te enfaixem como a um bandarilheiro, sob pena de pareceres o rabeador. (De vermelho então...) A camisa branca estará engomada e não acabada de sair da caixa, com o punho a cair entre o pulso e o início do polegar, aparecendo 1cm sob o casaco. (Guardai a preta para o lux. Melhor ainda, usai-a sempre branca.) As meias são pretas (cor de vinho tinto eram os sapatos da Prada, não as meias, e mesmo esses ficavam escondidos pela batina.) Os sapatos são pretos, de atacadores e finos, sem autocolantes na sola. Nem Fred Astaire, nem Crocodilo Dundee. (Aquilo parecia pele de cobra. Um susto.) O laço é um papillon. Usa-o como tal e convence-te de que fica menos ridículo do que os atilhos de quem traz a corda ao pescoço. Um relógio e botões de punho. (Aquelas flores de cordel que vêm com as camisas não se qualificam.)
Se for necessário um jogador de bola mostrar como se faz, não penses que chegou o fim da linha, antes reconhece a mola real.
No dia em que esqueceres estas regras e te vires numa figura saloia ao lado de uma mulher aperaltada, diz-lhe "the joke is on you". Também é. E vai-te embora, que para engalanados bastam os Santos. 

10 comentários:

  1. Excelente.
    Os homens também precisam de um manual de instruções. Aquilo parecia uma feira, só faltava o algodão doce e os carrinhos de choque.
    Apenas mais um apontamento: Esquece o fato justo - não és o Ryan Gosling, nem isto é o "Fracture".
    Beijos, Outro Ente.
    Linda Porca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Linda,
      Poderiam fazer-se, com pertinência, vários outros reparos. A escolha entre a calça com duas pregas e a calça sem pregas também daria pano para mangas. Neste caso, para pernas.
      Um beijo,
      Outro Ente.

      Eliminar
  2. Estas dicas teriam sido tão úteis aqui:
    http://mirone.blogspot.pt/2015/05/entao-mirone-e-que-fazes-tu-numa-tarde.html
    Ainda assim acho que faria uma figuraça nos Globos de Ouro (ou a servir às mesas) :DDDD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mirone,
      Estava a contar com desenhos animados. Não falhei por muito. O seu Coelho estava muito janota. A menina não precisa de dicas de bom senso.
      Um beijo,
      Outro Ente.

      Eliminar
  3. Rubrica de moda? Nunca pensei ver isto por aqui mas escrito assim reconheço-lhe a idoneidade para falar de tendências, neste caso, intemporais.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Be,
      Não percebo nada de moda. Mas o bom senso e o bom gosto andam de mãos dadas. E estes, gosto de pensar, não me faltam.
      Um beijo,
      Outro Ente.

      Eliminar
  4. Deixo aqui um sorriso. A tradição ainda é o que era.

    ResponderEliminar
  5. Gostei! :)
    Agora, falta a descrição do vestuário casual. ;)

    Beijos, caro Ente. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.
      (O casual dependerá dos casos.)
      Um beijo,
      Outro Ente.

      Eliminar