quinta-feira, 2 de abril de 2015

Deminutio in pejus

É raríssimo aceder a integrar um júri. Porém, não consigo esquivar-me quando o tema dissertado me é particularmente próximo.
Continuo sem aceitar a tese segundo a qual o professor é 20 e os candidatos serão por aí abaixo. Aquela ideia de que quanto melhor o professor, piores as notas dos alunos.
O orientador não está a ser avaliado, senão por repercussão: será tanto melhor quanto mais elevado o resultado do orientado.
Enfim, propor uma nota elevada e ser o orientador (a fava branca?) a sugerir qualificação mais baixa, continua a frustrar.

11 comentários:

  1. Palavra chave: "supervisão pedagógica".

    Bom dia, meu caro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo,
      Não sei nada de pedagogia. Entra no domínio das sentenças, em que cada cabeça tem a sua. De supervisão, interessa-me a do sistema bancário.
      Um abraço,
      Outro Ente.

      Eliminar
  2. Sofri bastante com essa medida formalmente instituída no meu meio académico. A minha tese foi a melhor, e eu própria fui a melhor aluna do meu ano, tendo sido contemplada com a publicação do tese e integração da mesma na Biblioteca Nacional.
    Fiquei-me pelo 18, porque o 19 era para o professor e o 20 para os deuses. Uma perfeita anormalidade, com a aprovação da unanimidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vinha aqui falar de um caso igual que se passou com uma amiga.

      Eliminar
    2. Querida Uva Passa,
      Dificilmente um 18 causará sofrimento. Afinal, apesar de haver avaliação quantitativa, a publicada é qualitativa, e estamos no âmbito do muito bom.
      Todas as teses aprovadas são arquivadas na Biblioteca Nacional, daí a necessidade de apresentar tantas cópias.
      Eu referia-me a diferenças entre o 16 e o 14. Um 18 unânime é um louvor. Parabéns.
      Outro Ente.

      Eliminar
    3. Querida Mirone,
      Discordo de o professor entrar na equação, não da exigência de critérios.
      Beijos,
      Outro Ente.

      Eliminar
    4. Outro Ente!
      Concordo plenamente, também não me faz sentido.
      (Na Universidade do Porto a nota qualitativa vem descrita no diploma. Copiei de um diploma que tenho para aqui (não do meu que eu já sou muito antiga para avaliação quantitativa :)): "...with the final grade of eighteen out of 20, corresponding to grade A on the European grading scale.")

      Eliminar
    5. * a nota quantitativa vem descrita no diploma

      Eliminar
  3. Querida NM,
    Somos é muito antigos para os diplomas virem traduzidos. (Ser-se "muito antigo" é uma expressão muito divertida. Sinto-me vintage.)
    Beijos,
    Outro Ente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outro Ente,
      Hoje, particularmente, sinto-me velha mesmo. ;)
      Beijinhos e boa Páscoa.

      Eliminar
    2. Querida NM,
      Que estado de espírito tão a propos para este tempo de cinzas. É aproveitar o fim de semana para renascer como a fénix ou para ressuscitar com a Páscoa.
      Bom descanso (às vezes basta).
      Beijos,
      Outro Ente.

      Eliminar